15
Maio
2018
A DGES carecia, até ao momento da intervenção da Javali, de um novo webiste que espelhasse da melhor forma a inovação e o dinamismo que o caracterizam. Com a evolução tecnológica, a DGES adaptou os seus serviços, passando a fornecer os mesmos por via eletrónica, conseguindo desta forma agilizar processos facilitando os cidadãos que diariamente comunicam com a DGES.
O site desenvolvido será o principal meio para fornecer/disponibilizar serviços e informações a Instituições de Ensino Superior, estudantes, candidatos, docentes e demais cidadãos nacionais e estrangeiros, como tal deverá permitir que diversas vertentes funcionem de forma harmoniosa, inovadora e tecnologicamente avançada.
Para cumprir com este requisito, o design foi concebido de modo a estar centrado nos diversos públicos-alvo da DGES, de modo a que o acesso à informação que lhes é dirigida seja feita de forma simples, rápida e intuitiva.
Apresenta, igualmente, um design responsivo, que procura proporcionar uma experiência de utilização que satisfaça todos os utilizadores, facilitando a leitura e navegação independentemente do tipo de equipamento que utilizam para aceder à internet (PC, tablets e smartphones), da velocidade de ligação e das necessidades especiais de alguns cidadãos.
Refletindo este compromisso, a nova página da DGES segue as boas práticas internacionais em matéria de acessibilidade, bem como a legislação nacional aplicável, nomeadamente o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID), que é parte integrante da Lei n.º 36/2011, de 21 de junho. Esta lei estabelece a adoção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado e exige o nível intermédio (nível AA) das diretrizes de acessibilidade.
A nova página da DGES na Internet procura também cumprir o nível máximo das diretrizes de acessibilidade (nível AAA) para o conteúdo da web (WCAG), versão 2.0, do Word Wide Web Consortium (W3C). Estas diretrizes são, desde outubro de 2012, um padrão internacional (norma ISO/IEC 40500:2012).
No que concerne às funcionalidades requeridas pela DGES, a Javali utilizou o gestor de conteúdos Drupal, um CMS (Content Management System) completamente livre sem custos de licenciamento.
Neste projeto no qual definimos estratégia, design e realizámos desenvolvimento, que são comuns a um projeto desta dimensão, destacamos a interligação a sistemas de pagamentos da AMA, à criação de áreas reservadas para partilha de informação, à integração de sistemas de autenticação internos à DGES. No projeto também houve desenvolvimento de diversos formulários online, de pesquisas à base de dados de oferta formativa, e a outras relevantes para a DGES.
“A DGES ficou satisfeita com o empenho que a Javali demonstrou na renovação do seu sítio de internet. Era um projeto que apresentava alguns desafios interessantes e difíceis, os quais foram ultrapassados.", refere a DGES.
Visite o novo Portal em: http://www.dges.gov.pt