Sobre o
Cliente

Integrado no Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.

Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos motores de crescimento da economia portuguesa.

Introdução ao
Problema

O site do Turismo de Portugal apresentava toda a informação referente às diferentes áreas onde atua concentradas todas no mesmo “sítio”, o que impossibilitava aos futuros profissionais ou aos profissionais em formação personalizada terem o acesso facilitado à informação, abrangente, no que diz respeito à divulgação das atividades das escolas.

Neste contexto, e sendo a formação para o sector da Hotelaria, Restauração e Turismo uma dessas áreas de atuação do Turismo de Portugal, o principal objetivo consistia em, por um lado, unir toda a informação para a divulgação das atividades da escola (agenda de eventos, notícias, vídeos, imagens, serviços de escolas) num único Portal, e por outro, criar uma comunidade social ligada às escolas.

Atualmente a rede estende-se por 14 Escolas, espalhadas por todo o país, desde Mirandela a Norte, até Vila Real de Sto. António a Sul, seja para jovens em formação inicial, seja para profissionais no ativo. Era objetivo também do Turismo de Portugal que cada uma destas escolas tivesse a sua secção independente no Portal, onde publicitariam os seus serviços entre muitas outras informações, da qual seriam Administradores inteiramente responsáveis pela gestão. Por sua vez, o Turismo de Portugal teria um papel de “superadministrador” responsável pela gestão das informações gerais e de todas as operações de nível superior.

Este projeto foi desenvolvido e implementado em 2010, sendo que em 2015, o portal foi totalmente renovado em termos de design e, ainda no decorrer deste ano, estão previstas melhorias de navegação e usabilidade e outras funcionalidades.

Solução
Alcançada

Face ao desafio colocado, o Turismo de Portugal contou com o apoio da Javali para implementar uma solução de longo prazo, personalizada e integrada, de modo a que o novo Portal das Escolas do Turismo de Portugal cumprisse todos os requisitos, todos eles muito específicos e cruciais para o sucesso do mesmo.

Desta forma, a Javali, optou, uma vez mais, pelo seu gestor de conteúdos Open Source favorito, o Drupal, e apresentou uma solução tecnologicamente avançada, baseada em "grupos orgânicos", implementando uma filosofia de gestão descentralizada de conteúdos.

Significa isto, na prática, que as 14 Escolas do Turismo de Portugal gerem de forma independente os seus conteúdos. Assim cada escola tem a sua Homepage, com os seus conteúdos e a Homepage do geral do Portal é um agregador desses conteúdos e dos conteúdos introduzidos pelo Turismo de Portugal.

Tem também múltiplos conteúdos relacionados, por exemplo a “gestão” de cursos, saidas profissionais e serviços, estando estes conteúdos relacionados entre si e com as escolas, ou seja, uma escola está relacionada com cursos e serviços e os cursos com escolas e saidas profissionais.

O novo Portal, reúne, entre si, muitas funcionalidades web, como seja a partilha dinâmica de conteúdos, vídeos, social bookmarking, inclusão dinâmica de conteúdos externos no Portal, tanto gerais como dos diferentes Grupos Orgânicos e ainda subscrição de feeds noticiosos.

Resultados
Obtidos

O novo Portal das Escolas do Turismo de Portugal apresenta, de forma interativa, a oferta de cursos das 14 Escolas de Hotelaria e Turismo, permitindo-lhes gerirem de forma independente os seus conteúdos, que podem ser interrelacionados ou publicados junto de outros, conforme a vontade dos administradores.

Hoje, é possível conhecer as Escolas em detalhe, as notícias, ver vídeos de eventos anteriores e a agenda dos próximos, consultar os cursos disponíveis (incluindo ações para o público em geral), ou ainda aceder às informações sobre os restaurantes das escolas e serviços disponíveis, de entre outros conteúdos que se pretendam que estejam permanentemente atualizados.

O novo Portal passa a funcionar como um forte instrumento de Marketing, um canal de divulgação, destinado a promover as inscrições nas escolas e a estabelecer um contacto regular mais forte com a comunidade. A aposta na ligação às redes sociais disponibiliza, assim, diretamente acesso aos conteúdos do Facebook, Twitter, Linkedin e ainda aos vídeos e fotos disponíveis no Youtube e Flickr, respetivamente.

Testemunho

"Empresa muito simpática, sempre disponível que nos desenvolveu o site com profissionalismo, rigor e sempre dentro dos prazos estabelecidos. Os seus colaboradores sempre nos apresentaram óptimas soluções e temos a maior confiança no trabalho desenvolvido. Bem Hajam."

Isabel Costa

Tecnologias
Utilizadas
Drupal CMS
HTML
CSS
PHP
Javascript
Design
Final
Gostou do que viu?
Partilhe