Sobre o
Cliente

Criada em 1977, a Faculdade de Ciências e Tecnologia é hoje uma das mais prestigiadas escolas de ciências e engenharia, com um total de cerca 7500 alunos, dos quais 1400 de pós-graduação e de doutoramento. 

Com o apoio de 500 docentes e investidores (320 doutorados) e 220 funcionários não docentes, a FCT está estruturada em 14 Sectores Departamentais, 8 Serviços de Apoio e 16 Centros de Investigação.

Introdução ao
Problema

Abrangendo departamentos diferentes na FCT e complementando-se entre si ao nível do ensino superior, foi-nos proposto desenvolver 4 plataformas informáticas web: emprego, alojamento, docentes e eventos.

A FCT contou ainda com o apoio da Javali para a migração do seu site institucional para a plataforma Drupal.

Estes projetos foram desenvolvidos e implementados em 2011 e 2012.

Solução
Alcançada

Para o desenvolvimento das quatro plataformas web e para a migração do site FCT, a Javali utilizou a ferramenta Drupal, CMS com que trabalha desde 2007, sendo Acquia Silver Partner desde 2010.

No que diz respeito ao portal de emprego, cujo o principal objetivo é a integração dos estudantes e diplomados no mercado de trabalho, tendo como efeito secundário obter dados estatísticos sobre empregabilidade, foi desenvolvido um sistema de notificações direcionadas a candidatos que preencham os requisitos de cada oferta, estando estes sempre a par das propostas mais recentes. Seja uma empresa ou um contacto da mesma, cada um tem acesso às suas ofertas e respetivas candidaturas, recebendo alertas sempre que exista um novo candidato e ainda diversos alertas sobre a expiração da candidatura efetuada.

Para o portal do alojamento foi implementado um sistema que permite aos alunos, docentes e funcionários da FCT acederem a ofertas de casas e quartos e a fazerem mais do que uma oferta de alojamento por arrendatário. 

Por fim, os portais de docentes e eventos permitem criar páginas pessoais ou de eventos/conferências, alterar facilmente o layout das páginas, sendo que todos as páginas criadas pelos docentes seguem um conjunto de guidelines, mantendo assim homogéneos tanto a imagem como os seus conteúdos. Permitem  ainda a criação de um diretório centralizado de docentes ou de eventos/conferências.

Resultados
Obtidos

Desde o início do lançamento da plataforma de emprego estão registados cerca de 3000 candidatos e foram contabilizadas 1800 ofertas de emprego, distribuídas por 600 empresas nacionais e internacionais.

Tendo em conta que todas as soluções foram desenvolvidas sobre a plataforma Drupal CMS, é possível melhorar as funcionalidades recorrendo a uma vasto conjunto de módulos e componentes que podem ser desenvolvidos em qualquer altura.

Graças à facilidade e à forma intuitiva do backoffice permite uma fácil gestão por parte de quem modera as plataformas.

Consulte a Plataforma de Emprego em http://emprego.fct.unl.pt, Alojamento em http://alojamento.fct.unl.pt , Docentes em http://docentes.fct.unl.pt e Eventos em http://eventos.fct.unl.pt

Testemunho

“Através da implementação do Portal com o Gestor de Conteúdos Drupal conseguimos uma maior rapidez na divulgação das ofertas, acesso imediato às candidaturas por parte dos empregadores, facilidade na candidatura por parte dos interessados e facilidade na obtenção de dados estatísticos.”

Isabel Sequeira Pinto

Gostou do que viu?
Partilhe